domingo, 25 de março de 2012

Significado da Vela no batizado


A vela na igreja católica é caracterizada como um símbolo de grande importância. São usadas nos cultos litúrgicos, em oratórios e altares laterais das igrejas (pagar promessa, pedir um graça, etc) ou usadas em veneração a um santo. Uma vela só ilumina quando se consome e como ela, só podemos fazer brilhar o Evangelho em nossa vida se nos gastarmos por Cristo.
A consumação da vela representa também a entrega de Cristo por nós, pois foi morrendo que nos ofereceu a vida eterna.Acender velas pelos mortos é um modo de simbolicamente, desejar-lhes a luz, a Luz Eterna, que é Deus.
No Batismo, que é o primeiro dos sacramentos da religião católica - a palavra sacramento significa "uma maneira de tornar sagrado”, a vela também tem um significado importante na cerimônia. Ela é acesa pelos Pais e Padrinhos no Círio Pascal e significa a presença de Cristo iluminando o batizado. Simboliza igualmente a presença do Espírito Santo na vida do batizando e a fé em Jesus ressuscitado.
Após acesa o Padre reza a oração: 
“Pais e Padrinhos, esta luz vos é entregue para que a alimenteis. Por isso, esforçai-vos para que esta criança caminhe na vida iluminada por Cristo, como filho da luz. Perseverando na fé, possa com todos os santos ir ao encontro do Senhor, quando Ele vier. Recebei a luz de Cristo!”
Uma vez iluminados pela Luz de Cristo, os batizados podem, com a ajuda dos pais e padrinhos, tornar-se luz do mundo. O recém-batizado é agora filho de Deus no seu Filho Único e pode dizer a oração dos filhos de Deus: “O Pai-Nosso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Volte sempre e ajude a divulgar meu blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...